Atenção Atenção: Eu estou apto a reescrever os arquivos de configuração: /home/imagoeditora/public_html/includes/configure.php. Este é um risco de segurança - por favor, configure permissão de usuários para esse arquivo.
quinta, 19 maio de 2022

O LOBO DO CERRADO

Pereira, Edgard

100 páginas

R$ 25,00

Sinopse


Talvez a melhor analogia a ser feita com o trabalho ficcional de Edgard Pereira seja a do jogador de futebol de várzea. Jogando por amor à bola, não tem medo de se dividir, de se ferir ou, até mesmo, machucar o adversário, ensaiando jogadas sensacionais, fruto da malícia ou de alguma habilidade específica.

O adversário no trabalho ficcional muitas vezes é o assunto, cujo interlocutor, nem sempre o narrador, tem a liberdade de escolher. Como os andróginos noturnos das metrópoles, à margem das avenidas e beerres, que também não têm liberdade para escolher sua sexualidade. Alguns são adolescentes ainda, começam em jogos viris e seus parceiros são os melhores e mais belos atacantes ou zagueiros do bairro. Muitos um dia vão constituir famílias, outros cada vez mais afundam nos poços noturnos das metrópoles. Essas sexualidades à deriva e esses devires nos são cada vez mais familiares: adolescentes furando as orelhas para usar brincos não são necessariamente homoeróticos. E não haveria também os eteróticos, os alienseróticos, os robocoperóticos?


Vinte anos após a estréia – Violeta Trindade (Belo Horizonte: Interlivros, 1976) ─ Edgard Pereira retorna, com este ambíguo O Lobo do Cerrado, que confirma seu lugar de destaque no conto urbano brasileiro, reconhecido à época por Flávio Aguiar, Lúcia Helena e Campomizzi Filho, entre outros. Em abril de 1976, Edgard Pereira publica no “Suplemento Literário” do Minas Gerais o texto "Prelúdio à Duração”, com bela ilustração de Eimir, um dos fragmentos de “Atafinda” do modesto livro de estréia, dez anos antes de Peter Handke (então às voltas com roteiro de As Asas de Anjo) publicar o seu “Poema à Duração”. As afinidades estéticas (o tempo suspenso na memória, a narratividade atravessada por traços líricos) acabam por se revelar ainda que tardias.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br