Atenção Atenção: Eu estou apto a reescrever os arquivos de configuração: /home/imagoeditora/public_html/includes/configure.php. Este é um risco de segurança - por favor, configure permissão de usuários para esse arquivo.
quinta, 19 maio de 2022

O ESPAÇO PROUSTIANO

Poulet, Georges

143 páginas

R$ 45,00

Sinopse


Georges Poulet é o maior expoente da Escola de Genebra, celebrado grupo de críticos que inclui, entre outros, Marcel Raymond, Jean-Pierre Richard e Jean Starobinski. Para Poulet, a crítica se desenvolve como uma “literatura sobre a literatura”, uma espécie de prolongamento e aprofundamento” da poesia. A crítica é uma tentativa de realizar o encontro entre duas consciências; a citação é, para isto, a matéria-prima por excelência, mas a linguagem do crítico vai além da mera duplicação. O que Poulet persegue é o Cogito, a fundação do pensamento de um autor. Essa busca se dá por uma série cada vez mais refinada de distinções e clarificações, norteadas sempre pela vontade de ”salvar, a qualquer custo, a subjetividade na literatura”.

Um dos leitores mais enciclopédicos de nosso tempo, Georges Poulet é o autor de Études sur le Temps Humain, obra magistral, em quatro volumes, abordando autores da Renascença à época moderna. Já esses Estudos, de 1950, incorporavam um ensaio sobre Proust, e Poulet voltaria em diversas ocasiões a examinar a obra completa do autor de Em Busca do Tempo Perdido. Publicado pela primeira vez em 1963, O Espaço Proustiano é um exemplo conciso e profundo das qualidades de Poulet como leitor. Para Poulet, o romance de Proust revela um pensamento que é, na verdade, oposto ao seu suposto inspirador, Bergson.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br