Atenção Atenção: Eu estou apto a reescrever os arquivos de configuração: /home/imagoeditora/public_html/includes/configure.php. Este é um risco de segurança - por favor, configure permissão de usuários para esse arquivo.
quinta, 19 maio de 2022

DICIONARIO HISTÓRICO DE INSTITUIÇÕES DE PSICOLOGIA DO BRASIL

Ana Maria Jaco-Vilela (Org.)

548 páginas

R$ 200,00

Sinopse


DICIONÁRIO HISTÓRICO DE INSTRUÇÕES DE PSICOLOGIA NO BRASIL
O Dicionário Histórico de Instruções de Psicologia no Brasil, que agora temos o prazer de apresentar, foi organizado após o lançamento do Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil, publicado em 2001. O apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) aos dicionários insere-se em um projeto do Conselho chamado Memória da Psicologia Brasileira, que tem por finalidade contribuir para resgatar e ampliar o conhecimento sobre a evolução histórica da área da Psicologia no Brasil, em seus aspectos de produção intelectual, científica, institucional eprofissional.
Ao lado dos dicionários, fazem parte do projeto as coleções de livros Clássicos da Psicologia Brasileira, Histórias da Psicologia Brasileira e Pioneiros da Psicologia Brasileira, além de vídeos biográficos. O projeto Memória tem contado, desde o seu início, com a colaboração do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.
O investimento na pesquisa histórica e na produção de materiais abrangentes que subsidiem estudamtes, acadêmicos e profissionais, é uma decisão estratégica do Conselho, tomada pelo XI Plenário (1999-2001) e acatada pelos Plenários posteriores, que tem como objetivo contribuir para a superação das lacunas de materiais que registrem e analisem o caminho percorrido pela Psicologia no Brasil.
Produzir e tornar disponível material histórico é essencial para que os profissionais tenham elementos para situar sua atuação no tempo, identificar soluções já testadas para problemas que ainda existem, contextualizar os desafios que enfrentam no dia a dia, logrando produzir respostas cada vez mais qualificadas às demandas profissionais e acadêmicas.
O conhecimento do desenvolvimento histórico da Psicologia é essencial para o processo de construção de uma profissão engajada com as realidades brasileira e latino-americana, que tenha sempre em vista o compromisso social da profissão na superação das desigualdades e com a garantia dos direitos humanos para toda a população.
No marco do Projeto Memória da Psicologia Brasileira, este dicionário ganha sentido ainda mais especial pela perspectiva de comemoração dos 50 anos da profissão no Brasil, que serão completados em 27 de agosto de 2012, cinco décadas depois da publicação da Lei 4.119, que regulamentou a profissão no Brasil.
Para o Sistema Conselhos de Psicologia, a comemoração dessa data é essencial para reunir a categoria na reflexão sobre o sentido da profissão. Nada mais apropriado, para subsidiar este processo, do que ter registros do passado que nos ajudem a traçar caminhos para a profisssão que queremos construir. O presente volume deixa à vista a quantidade de instituições que estão para ser conhecidas, exploradas, analisadas, pesquisadas em seus diversos aspectos.
O Conselho Federal de Psicologia agradece e parabeniza todas as dezanas de pesquisadores que se engajaram nesse trabalho hercúleo de recolher informações sobre as 264 instituições que deram origem a verbetes no Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br