Atenção Atenção: Eu estou apto a reescrever os arquivos de configuração: /home/imagoeditora/public_html/includes/configure.php. Este é um risco de segurança - por favor, configure permissão de usuários para esse arquivo.
segunda, 17 janeiro de 2022

A NEUROSE OBSESSIVA NO DIVÃ DE LACAN

Melman, Charles

472 páginas

R$ 94,00

Sinopse


Psicanalista formado diretamente por Lacan, Charles Melman foi um de seus alunos e colaboradores mais próximos, tendo acompanhado toda a trajetória e os desdobramentos institucionais de seu ensino e sido por ele escolhido diretor de ensino de sua instituição, a École Freudiana de Paris, e de sua revista, a Scilicet. Depois da morte de Lacan, fundou uma das mais importantes instituições da psicanálise francesa (e depois internacional), a Association Freudienne International (atual Association Lacanienne International). Nessa conjuntura institucional, levou adiante um ensino profícuo que já dura mais de vinte anos e resultou em inúmeros livros, publicados em varios países, dos quais alguns se tornaram clássicos da literatura psicanalítica, obras decisivas sobre diversos temas.

A neurose obsessiva no divã de Lacan retoma dois anos de seu seminário proferido no Hospital Henri Rousselle – Sainte-Anne, de Paris. Debruçando-se sobre o famoso caso do “Homem dos ratos”, minuciosamente anotado e discutido por Freud e retomado por Lacan, esse seminário marcou época e permanece contundente. Especialmente hoje, quando sucessivos DSM desmantelam o conceito freudiano de neurose obsessiva, reduzindo-o a “transtornos” definidos de antemão, cujos sintomas são tomados como signos e não como representantes do sujeito. Na contramão do movimento contemporâneo de associação de padrões comportamentais a elementos físico-químicos e fisiológicos, o seminário nos lembra que o sujeito não é um supérfluo e nem simplismente um dejeto a ser excluído do resultado positivo buscado pela paciência. Conjugando rigor estrutural com uma precisão clínica extraordinária, o estilo vivo de Melman fisga o caso desdobrando toda a sua riqueza complexidade e revelando ali, diante da audiência, não somente a sofisticação e erudição dos grandes mestres da psicanálise, mas, igualmente, a dimensão de paixão, angústia e consternação implicadas na experiência psicanalítica.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br