Atenção Atenção: Eu estou apto a reescrever os arquivos de configuração: /home/imagoeditora/public_html/includes/configure.php. Este é um risco de segurança - por favor, configure permissão de usuários para esse arquivo.
terça, 26 outubro de 2021

LANCE MAIOR

Back, Sylvio

184 páginas

R$ 33,00

Sinopse


Publicar roteiro de filme brasileiro é mais do que mera ousadia editorial. É uma temeridade em um mercado avesso a gêneros não consagrados, cuja leitura atenderia tão somente a nichos específicos.

Entretanto, a cada novo título, a curiosidade do leitor e o interesse acadêmico por essa original literatura extravasam suas fronteiras. Reflexo a olho nu da hoje indiscutível maturidade atingida pelo cinema nacional.

Por definição, ou falta dela, o roteiro de um filme se estrutura por meio de uma linguagem que circula entre o conto, a novela, o romance, o tele drama e, mesmo a poesia, mas sem se estabelecer em nenhum desses gêneros. Talvez se aproxime da peça de teatro, com a sutil diferença de que esta, como o libreto de ópera, seria a antessala de uma futura encenação (o que também pode ocorrer com um roteiro inédito).

Geralmente, o roteiro vem a lume depois de filmado. É um texto muitas vezes cifrado com termos da carpintaria da filmagem, mas no qual ocorre uma recaptura de seu berço literário que acaba por desvelar (ou esconder!) a sua transmutação para outro código. É quando, então, nos damos conta de estar lendo e lidando com suportes estéticos absolutamente independentes, melhor, interdependentes.

Cinema é visibilidade; literatura, invisibilidade, nas palavras de Sylvio Back, o autor, com Oscar Milton Volpini e Nelson Padrella, deste volume com o argumento/roteiro completo de Lance Maior (1968). Recheado de alguns inusitados “extras”, para usar o jargão do DVD, este livro apresenta, inclusive, um caderno de sensíveis imagens em preto-e-branco clicadas pelo fotógrafo do filme, Hélio Silva, uma homenagem póstuma a um mestre da fotografia de cinema do País.

Já é público e notório que a estante de roteiros no Brasil é rarefeita, aliás, na contramão do que ocorre na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, por exemplo. Mas nesse gênero ainda tão carente, Back, ele próprio diretor de Lance Maior, é um campeão de títulos publicados. Entre livretos e livros de curtas e médias-metragens, como de dez longas, sua biblioteca ascende a mais de uma dezena. E a Imago, orgulhosamente, alinha-se entre seus editores, tendo assinado nos dois últimos anos os roteiros de Aleluia, Gretchen e de Lost Zwreig (este, bilíngue, português/inglês), ambos festivamente recepcionados pelo público e pela mídia.

Lançando agora o roteiro de Lance Maior, longa-metragem rodado em Curitiba (PR), no emblemático 68 e ao longo dos seus quarenta anos de sobrevida, transformado em filme cult do nosso cinema, estamos conscientes da relevância de disponibilizar aos nosso fiéis leitores mais esta criação da obra de Back, um dos mais premiados cineastas brasileiros.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br