Atenção Atenção: Eu estou apto a reescrever os arquivos de configuração: /home/imagoeditora/public_html/includes/configure.php. Este é um risco de segurança - por favor, configure permissão de usuários para esse arquivo.
quinta, 28 março de 2024

AMIZADE ESTELAR

Rosa Dias

184 páginas

R$ 33,00

Sinopse


O título deste livro pretende ser sugestivo, claro e persuasivo. Ainda assim, sua origem também pode ser identificada dentro da própria obra de Nietzsche, a partir do aforismo de A GAIA CIÊNCIA intitulado “Amizade estelar”:

Nós éramos amigos e nos tornamos estranhos um para o outro. Mas está bem que seja assim, e não vamos ocultar e obscurecer isto, como se fosse motivo de vergonha. Somos dois navios que possuem, cada qual, seu objetivo e seu caminho; podemos nos cruzar e celebrar juntos uma festa, como já fizemos – e os bons navios ficaram placidamente no mesmo porto e sob o mesmo sol. Parecendo haver chegado ao seu destino e ter tido um só destino. Mas, então, a todo-poderosa força de nossa missão nos afastou novamente, em direção a mares e quadrantes diversos, e talvez nunca mais nos vejamos de novo – ou talvez nos vejamos, sim, mas sem nos reconhecermos: os diferentes mares e sóis nos modificaram! Que tenhamos de nos tornar estranhos um para o outro é da lei acima de nós: justamente por isso deve-se tornar mais sagrado o pensamento de nossa antiga amizade! Existe provavelmente uma enorme curva invisível, uma órbita estelar em que nossas tão diversas trilhas e metas estejam incluídas como pequenos trajetos – elevemo-nos a esse pensamento! Mas nossa vida é muito breve e nossa vista muito fraca, para podermos ser mais que amigos no sentido dessa elevada possibilidade. – E assim crer em nossa amizade estelar, ainda que tenhamos de ser inimigos na Terra.

Ao escrever esse aforismo Nietzsche deixa claro que não pode atender ao apelo de Wagner para resgatar uma amizade perdida. Sem mencionar o nome do compositor, o filósofo, olhando de longe e de cima, situando-se a uma distância artística, descreve sucintamente a passagem de Wagner por sua vida e sua filosofia. Depreende-se que o mesmo tenha acontecido em relação a Schopenhauer. Nietzsche, na sua juventude, teve por esses dois “astros” um grande interesse, tendo depois se afastado de ambos em sua fase mais madura.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br