Atenção Atenção: Eu estou apto a reescrever os arquivos de configuração: /home/imagoeditora/public_html/includes/configure.php. Este é um risco de segurança - por favor, configure permissão de usuários para esse arquivo.
segunda, 16 maio de 2022

NOTAS A PROJETO DE UMA PSICOLOGIA

Gabbi Jr., Osmyr Faria

264 páginas

R$ 68,00

Sinopse


A proposta de Freud de deduzir uma psicologia científica e naturalista segundo um mínimo de pressupostos pode ser referido a inúmeras fontes. Apesar de o ensaio ter sido iniciado numa viagem de trem, de nenhum modo é um texto de ocasião. Na verdade reflete as tentativas de Freud para fundamentar uma clínica baseada na palavra e é extremamente útil para quem deseja conhecer como se originou a Psicanálise. Tampouco foi abandonado ou esquecido por seu autor. Sua temática e várias de suas soluções reaparecem modificadas no capítulo VII da Interpretação dos Sonhos, podendo ser acompanhadas, em detalhe e passo a passo, graças à correspondência trocada entre Freud e Fliess. Entwurf foi descoberto como parte das cartas de Freud a Fliess, pela Princesa Marie Bonaparte em um leilão. A reação de Freud de pedir a destruição da correspondência, aliás antecipada pela viúva de Fliess, deveu-se a razões pessoais, pois elas contêm várias passagens sobre sua vida íntima.


Procuramos no presente ensaio, mostrar como Freud tomaria emprestado de Mill um tipo de análise psicológica. Junto com análise psicológica, ele pressupõe que leis de associação estejam na base dos fenômenos estudados. As leis, do mesmo modo que a etologia de Mill – uma teoria sobre o desenvolvimento do eu, pensado como objeto natural – , são fundamentais para deduzir uma teoria sobre o aparelho psíquico. Assim, a construção de uma psicologia natural em Entwurf está baseada em leis de associação e na crença de que o ser humano busca o prazer e os objetos aprazíveis e afasta-se da dor e dos objetos que a causam.


Entwurf descreve a formação do eu pela experiência, visando tornar inteligível o aparecimento de processos primários no interior desse eu, uma vez que tais processos seriam responsáveis pelos sintomas neuróticos. Defendemos, em primeiro lugar, que a maneira adotada por Freud, a dedução de uma psicologia quantitativa baseada em poucos postulados e em leis psicológicas de associação segue o programa de investigação de Mill para a psicologia empírica exposto em System of Logic. Em segundo lugar, que o papel conferido por Freud à linguagem denotar se torna inteligível quando se reconhece débito para com Mill. E, por fim, que a análise psicológica esboçada por Freud segue a análise tal como ela foi formulada por Mill.


Na parte II de Entwurf, Freud recorre à análise psicológica na investigação de um caso de fobia histérica. Sua utilização revela quais são os elementos mínimos relevantes para descrever os antecedentes presentes na formação dos sintomas. Assim, ele argumenta que todos os processos psíquicos normais são realizações de desejo, enquanto os processos patológicos decorrem da sexualidade, da defasagem temporal entre sensação sexual e ideia sexual, resultando na incapacidade da histérica de denotar o afeto sexual.



Clientes que compraram esse produto também compram...

Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br