segunda, 24 abril de 2017

ENTRE ELOS PERDIDOS

Levisk, David Léo

380 páginas

R$ 55,00

Sinopse


Trata-se de um romance histórico que aborda questões atuais ligadas à busca de identidade, a ambivalências amorosas e valores. O protagonista, Eliazar Cação, reflete sobre seus conflitos existenciais e psicológicos tomando por base trechos fundamentais da extensa, significativa e atual obra de Maimônides – Guia dos perplexos, Mishné Torá e Tratado dos oito capítulos, entre outras – por meio dos quais tenta esclarecer seus conflitos. Eliazar, de família cristã, é um professor de sociologia, casado com Cláudia, uma executiva também cristã, neta de uma avó judia que renegou o judaísmo na crença de poder se livrar das perseguições. Estudioso da mentalidade medieval, após ter se dedicado a uma análise da vida do monge cristão Guibert de Nogent (século XI), interessa-se por Maimônides, filósofo e médido judeu, nascido em Córdoba (Espanha) durante o domínio mouro.
Eliazar resolve visitar os lugares onde Maimônides viveu. Surpeende-se com o conteúdo de seus textos e mergulha profundamente em sua compreensão.
Durante uma de suas viagens, quando vai a Paris Eliazar conhece Sofia, antropóloga muçulmana, nascida em Éfeso, e por ela se apaixona. Ela o acolhe e o estimula em seus estudos, oferecendo-lhe precioso material cultural e histórico. Ele se encanta com Sofia. Nesse percurso Eliazar cruza com várias pessoas, sendo uma delas Adriano, filho de pais portugueses da cidade de Carção, norte de Portugal, que se revela marrano. Eles desenvolvem um intenso vínculo de amizade.
A similaridade entre o nome da cidade – Carção – e seu sobrenome – Cação – faz com que Eliazar vá atrás de possíveis ancestrais judeus sefarditas que tenham migrado pelo Mediterrâneo devido às sucessivas perseguições: mouras na Andaluzia e cristãs na Espanha e em Portugal. Essas descobertas levam-no a levantar hipóteses sobre sua atração pelo jeitinho mediterrâneo de Sofia: teriam elas algo a ver com resquícios de seus elos perdidos? A paixão inicial por Cláudia já estaria relacionada a essa procura em seu inconsciente? Entre elos perdidos, Eliazar sai em busca de sua verdade interior quando o inesperado acontece.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br