sábado, 19 agosto de 2017

ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DA POESIA DE AGOSTINHO NETO

Cerqueira, Nelson

260 páginas

R$ 39,00

Sinopse


Um curso que ministrei para os programas de Espanhol e Português, Estudos Africanos e Literatura Comparada, em 1982, foi a minha inspiração para investigar a estética da recepção de Agostinho Neto nos Estados Unidos da América. O interesse e entusiasmo dos jovens estudantes americanos por Neto e pelos textos e ideias das literaturas angolana e moçambicana demonstraram que em todo o mundo os seres humanos estão abertos para aprender e reconhecer os direitos universais dos outros. A interação com um grupo de quarenta e cinco estudantes, orientando-os em suas leituras e interpretações da literatura acadêmica sobre a poesia africana e ajudando-os a harmonizar sua compreensão da teoria e crítica literária, foram extremamente gratificantes. Esta experiência impeliu-me a escrever artigos sobre as canções de guerrilha angolanas e moçambicanas e a aprofundar estudos sobre a obra poética de Agostinho Neto, que considero ter atingido o ponto mais alto da realização poética.
Depois de vários anos de reflexão e pesquisa, o apoio da Fundação Dr. António Agostinho Neto me permitiu dedicar-me a um interesse específico, que eu vinha acalentando nos últimos doze anos e que consistia na produção de uma pesquisa sobre a estética da recepção e a leitura poética de Agostinho Neto feita por acadêmicos dos EUA, com ênfase especial no grande líder e poeta.
Espero que leitores e estudiosos apreciem as conclusões a que cheguei sobre esta que é a resposta estética da poesia, exemplificada pelo trabalho de muitos estudiosos de grande prestígio no mundo acadêmico americano, especialistas em literatura africana. E é claro que estas não são as últimas e definitivas palavras sobre o assunto de tamanha beleza e complexidade.



Encontre o livro que você está procurando:

Copyright © Imago Editora Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: www.sv.com.br